Conheça as fundadoras

Somos protagonistas de diferentes trajetórias, temos perfis complementares e dividimos o mesmo sonho: viver em uma sociedade mais justa e igualitária. A Afroricas é a nossa estratégia para construir o mundo que acreditamos, é um projeto de vida.

De um lado, uma socióloga questionadora e espontânea que cria histórias genuínas por onde passa, Gabriella é a alma da nossa marca. Do outro, uma engenheira curiosa e proativa que é movida por grandes desafios, Geórgia é a mente das nossas criações. 

A nossa diversidade nos torna potentes e multiplicadoras!

Gabriella Safe é formada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Durante a sua graduação, ela fundou um coletivo feminista, atuou como educadora no ensino público, se envolveu com monitorias e desenvolveu projetos de pesquisas sobre a temática racial.

Foi na área de capacitação de pessoas que ela se encontrou, atuando em empresas do Brasil e do México. Em 2017, fundou a Afroricas com o objetivo de democratizar acessos para mulheres negras alcançarem melhores condições de trabalho e de vida.

Geórgia Barbosa é bacharel em Engenharia Química pelo Uni-BH. Após a graduação, ela se dedicou à área de educação e gestão de projetos para aplicar seu conhecimento de processos em organizações sociais de impacto local e nacional.

Gerenciou projetos de fomento à liderança jovem no Brasil e na Índia, além de atuar no mercado tecnológico nacional. Em 2019, se tornou cofundadora da Afroricas para criar estratégias de conexão da comunidade com oportunidades de desenvolvimento.

Mentoras da Afroricas

Berenice Alencar é psicóloga pela UFRJ e especialista em Administração e Gestão de Pessoas pela FGV. Com uma vasta experiência em Recursos Humanos, nossa mentora é sócia e consultora da G4 Global Partners, uma multinacional de recrutamento e seleção, além de fundadora do canal Headhunter do Cotidiano.

Além de ser uma profissional muito dedicada e inteligente, ela é uma mulher inspiradora, consciente da própria história e engajada com a transformação do país. Berenice acredita que alianças estratégicas com o setor privado podem e devem promover o empoderamento econômico das minorias.

Natália Folco se reconhece como uma profissional com carreira fluida, orientando seus múltiplos interesses por meio de suas experiências, técnica e intuição. 

Cofundadora da Moetá, um ecossistema de iniciativas para recontar a relação com a natureza. Atua como mentora de negócios e coach de carreira, auxiliando pessoas a descobrirem o seu potencial único, para terem uma carreira com mais sentido. Possui certificação em Coaching e Mentoring método ISOR®, é analista Comportamental DISC pela Atools/Sulivan França e especialista em desenvolvimento de empreendedores pelo método QEMP - Clinton Education.

Verônica Alonso é mestre em Direito Internacional e Direitos Humanos pela The George Washington University. Trabalhou vários anos na Organização dos Estados Americanos (OES), gerenciando projetos na área de cooperação internacional com foco nas demandas de grupos em situação de vulnerabilidade da América Latina e do Caribe. 

Fundadora da Agência Ciclos, tem como principal objetivo potencializar iniciativas de transformação social por meio do ecossistema digital e da criação de estratégias de comunicação e colaboração entre iniciativas de impacto.